segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Livros achados e doados - um balaio de gatos

 Apresento uma coleção de livros encontrados na Feira do Livro do ano de 2014. Alguns doados, outros trocados e alguns lidos. Não gasto um centavo em feiras caras, com livros caros e clichês.
Não tenha preconceito com livros. Não leia só os famosos. A tendência é acharmos bom aquilo que está na mídia, o que nos foi apresentado como aceitável. Existem outros livros de um mesmo escritor. Existem outras coisas desconhecidas.
 Procure por aqueles que nunca foram publicados, jamais foram anunciados. Procure os malditos, os desconhecidos.
Ah, e procure também os batidos, os que todos falam mal, e chamam de popularescos... ali também tem tesouros, mesmo que piegas ou místicos, que os "da alta" preferem ignorar com medo de parecerem gentalha.
Abra um livro e leia umas páginas com a cabeça fresca, antes de formar opiniões.
Lembre sempre que a publicidade te ensina a pensar o que é certo, consumível, bonito ou inteligente... será? Talvez...
Já li :)
Comprei alguns livros do Paulo Coelho. Já li praticamente toda a obra dele. O escritor vivo mais famoso do mundo.
Minha vontade de ter alguma coisa de sua obra em minha estante veio depois de ver o filme de sua biografia. Me deu uma puta saudade da minha adolescência, época em que li tudo que aparecia do escritor que era moda então. Hoje pouco se fala. Todo mundo tem vergonha de admitir que o leu, o lê, e até mesmo dizer que ele é bom. Como de costume, no Brasil, só se lê o que está na moda. Mas ele continua brilhando no mundo inteiro, onde as pessoas lêem o tempo todo.
Não li :)

 Este livro feminista é muito interessante. No início achei que era apenas um livro de auto ajuda, mas quando abri para ler, vi que é um livro prático sobre o comportamento feminino. Um guia para ensinar a mulher a ser mais afirmativa, dizer não, sim, ser firme nas suas decisões. É sim auto ajuda, mas bem diferente dos livros convencionais. Eu sempre fui de ler coisas feministas, tenho muitas aqui. Hoje muitas pessoas tem discurso na ponta da língua, mas não lê uma linha de nada. É exatamente por isso que muitas feministas ainda carregam o discurso ultrapassado, carnista, pois não se atualizaram. E não falo isso apenas pelo veganismo. Há uma série de questões a serem discutidas atualmente, e muitas ainda estão no tempo do 'queimar sutiã'.  Não leram mais nada depois disso ou nunca leram. 
Quando você aborda o veganismo e conversa cinco minutos com certas feministas, já desmonta o discurso delas. 
Imagina então como a sociedade machista e preparada para explorar fêmeas, deve adorar isso.
Peguem material para ler e produzam, senão o macharedo toma conta minhas filhas...
 Por que será que este livro me atraiu? A solidão é meu assunto preferido. Eu a conheço bem e vivo em paz com ela. Um livro muito interessante sobre pessoas solitárias, empregos nas grandes cidades e atitudes em solidão. Admirável!
 Um marcador de livros de chá... o destino o levou para mim...
 Este livro é sobre o assunto que mais me encanta: o rádio.
 Outro livro abordando o assunto solidão. Desta vez o tema são os profissionais da solidão. Como é o trabalhar só.
 Mais um livro para minha coleção de materiais e meus estudos sobre Portugal, o país que eu adoro e estudo. Alexandre Herculano, narrativas.
 A Vida Mística de Jesus eu queria ter lido a muito tempo atrás, e só agora o encontrei. Agora, atéia. Mesmo assim continuo me interessando por temas religiosos e, vez ou outra, leio livros sobre algum assunto quando me interessa. Não sei se eu leria todo esse livro, mas sempre me interessei por essa ideia. Quem não parou para pensar nisso? Mesmo com buracos de cupim, adotei este livro. Até agora, Jesus de Saramago, com Madalena, foi o mais convincente e verdadeiro. Mas o deste livro parece muito interessante também.
 Este livro é uma raridade. Eu doei para o troca troca de livros da feira.
 Mais um livro doado para o troca troca. Amo a rainha do crime, Agatha Christie.
Ela é simplesmente impecável e eterna.
 Livros que eu doei para o troca troca de livros.
 Livros que eu adquiri para minha Biblioteca de Terror.
 Um livro em espanhol do Gabriel García Márquez, Vivir Para Contarla
Aliás, no troca troca de livros havia um leitor que frequentava a biblioteca e deixava todos os dias vários livros em espanhol, e todos de ótima qualidade! Quem fofocou isso foi a atendente, que me contou que era um homem e que falava espanhol. Os livros eu pude averiguar, pois este é um deles. Este é outro dos livros de García Márquez  fora do eixo, eu nem sei se tem tradução dele aqui no Brasil. É sua autobiografia. No ano passado encontrei o livro de contos La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de su abuela desalmada, um dos melhores livros que eu li deste autor. Só que eu havia lido em português. Será que é do mesmo leitor misterioso, do troca troca de livros?
 Meus livros! Meu marido fez outra pilhona gigante, só dos livros dele... é muito bom ter livros, mas não me apego a nada, fico com eles, ano que vem, não sei se estarão aqui. O que importa é ler. Mas não garanto ler todos. Bem que eu gostaria...
 Este eu já li. E o comentário sobre ele está aqui: http://desobedienciavegana.blogspot.com.br/2014/11/truman-capote-sangue-frio-e-mulher-com.html
 Mais livros para minha Biblioteca de Terror
 Livros em espanhol, idioma que busco ler porque gosto. Estes temas, ao que pude notar, são suspense e terror.
 Mais um suspense/terror e um romance. Akhenaton e Nefertiti - Uma história Amarniana de dois escritores de Porto Alegre. Estou lendo e adorando! É um romance sobre este período obscuro da história egípcia.
 Mais dois livros, um deles para minha Biblioteca de Terror e a novela de Amy Tan em espanhol.
 E um livro da Seicho No Ie sobre prosperidade, que eu já li.
 Esses dois livros de terror são muito interessantes. Uma menina deixou lá, e por coincidência, levou os meus da Agatha Christie. Os leitores desse gênero sempre se encontram. Meu sogro adora esse tipo de leitura também. Ele vem aqui em casa e lê todos, em um dia ele lê um inteiro. Eu admiro, gostaria de ter essa agilidade para ler.
 Livros de fotografia. Esse é sobre o Mercado Público.
 Esse é sobre a Redenção e encontrei um sobre os povos do Rio Grande do Sul, que enviei para minha amiga de Minas Gerais.
 Um dos livros do Paulo Coelho que mais gostei. Eu procurei este livro logo depois que assisti seu filme: Não Páre na Pista. Assista o vídeo de Paulo Coelho do ano de 2014 onde ele mostra o momento mais emocionante do filme: um dos livros mais vendidos de todos os tempos sendo menosprezado pela gentalha das editoras.


Há até piadas práticas que alguns escritores famosos já fizeram, mandando alguns de seus livros mais obscuros para análise nestas bancadas esnobes. Depois eles publicavam as críticas das  mesmas, revelando coisas humilhantes, do tipo: "voce não tem nenhum talento para ser escritor", etc. Portanto, não confie nunca na opinião de críticos, jornalecos, TV, enfim. Leia você primeiro. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...