terça-feira, 16 de outubro de 2012

Aproveite a cidade que você tem! A poesia dos andantes urbanos

 Tem gente que vive reclamando do lugar onde vive. Eu que morei em cidades-dormitórios, ouvia todo tipo de reclamação, mas era a única que gostava do lugar onde estava. E até hoje é assim. O melhor lugar para se viver é aqui e no presente.
 A cidade tem muito a oferecer. O nosso pátio não é apenas em volta da casa, temos a cidade inteira como quintal.
 Saí para coletar sementes para plantar na minha casa. Encontrei árvores nativas repletas de frutas. As árvores alimentam aves urbanas, são bonitas e refrescam o ambiente urbano.

 É preciso plantar, colher e arrumar. Vimos senhoras cuidando de uma avenida, recolhendo lixo, plantando e cuidando do jardim comunitário (um canteiro no meio da avenida). Enquanto reclamações de cunho eleitoreiro enchiam as redes sociais, a cidade vibra com pequenos gestos. Eu mesma solicitei plantio de árvores para minha rua e fui atendida. Também solicitei placas para proibir o entulhamento de lixo na calçada (as pessoas jogam lixo na calçada ao lado de suas casas, ou na frente mesmo). E a placa veio em uma semana. Cada um pode fazer o melhor pelo lugar onde vive. É só começar.
 Caminhamos muito pela cidade, fomos em vários lugares. A caminhada faz bem para a saúde e permite que vejamos lugares escondidos da cidade onde vivemos.





 Coletei algumas frutas para depois (de comê-las) guardar as sementes para o plantio.








 Meu pai tinha o costume de plantar árvores em todo lugar onde ia, até mesmo para os vizinhos. Mas não conheci ninguém como ele em toda minha vida. Onde estão os plantadores de árvores?

A cidade tem muito a nos oferecer. Se você tem tempo livre (espero que tenha e se não tiver, trate de obtê-lo pois a vida é única e vale mais do que qualquer tarefa), saia para passear com quem ama, ou simplesmente curta sua solidão em companhia da cidade. O silêncio urbano dessa caminhada irá fazer muito por sua alma.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...