quinta-feira, 28 de julho de 2011

Confirmação de Radioescuta recebida! - Cartão QSL

Nas minhas aventuras de radioescuta conheci a Rádio do Japão, NHK. Ainda estou aprendendo a ouvir e anotar as recepções.
 Os radioescutas fazem as anotações e enviam às rádios e como confirmação tais rádios enviam cartões, chamados QSL (significa mais ou menos "entendido, compreendido")
 Escrevi (para o site da rádio) e informei dados sobre a recepção, horário e outras informações. Isso era feito antigamente para que as rádios tivessem controle sobre como estavam as transmissões pelo mundo. As ondas curtas são ondas que se propagam por lugares muito distantes. Os melhores horários para se ouvir são no fim da tarde e começo da noite e em dias chuvosos. Melhor ainda se estivermos perto de rios ou do oceano!
 Aqui estão os dois cartões recebidos. Mais uma tabela com informações de transmissão. Eles preencheram o cartão a mão com os dados que forneci sobre o dia e hora que ouvi a rádio. No final da tarde, mais ou menos pelas 18horas, há a transmissão em português para o Brasil. Também é possível ouvir as notícias em outras línguas, como português de Portugal, inglês e espanhol, além da língua natal.
 Abaixo está o cartaz com várias informações, que lerei com cuidado.
 Entre os assuntos que podemos ouvir nessa rádio são notícias relativas ao Japão e Brasil, músicas típicas e sucessos do Japão, é muito interessante.
 Um atrativo das ondas curtas é ouvir as notícias direto de determinados países, sem filtro, censura, etc.  Muitas das notícias sequer aparecem em alguns jornais.  A internet, segundo os radioescutas mais antigos, surgiu mais como um complemento do hábito ou hobby de ser radioescuta. E através da internet os radioescutas e radioamadores trocam dicas, informações, endereços, etc.
 Desde criança adoro ouvir rádio. AM, FM e também as ondas curtas (OC) que aprendi a ouvir num rádio antigo que é da minha mãe e foi do meu nono (avô).
 Este é o Philips a pilha. Os rádios a pilha captam melhor as ondas curtas, mas este rádio só tem SW1 e SW2 além de AM.
Este foi o modelo que ganhei (de dia dos namorados) do meu marido. Ele tem 16 bandas, AM, FM e também capta rádio amador. Consegui captar nele até mesmo código morse, que suponho ter vindo de um navio. Pois pelo que pesquisei, este código é usado ainda nos navios.
Este rádio é a pilha e a luz. O som dele é muito potente, sendo que AM e FM são tão nítidos que sintonizam rádios super distantes, do interior do estado e de países como Argentina, Uruguai, etc. As ondas curtas também captam melhor que o rádio a pilha. Já ouvi rádios de vários lugares do mundo. De países árabes, Alemanha, China, Cuba, Chile, Brasil, Russia, Japão e outras.
Para ouvir pela Internet, entre em http://www.nhk.or.jp/rj/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...