segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Selos de Portugal e José Saramago

 Adoro Portugal, também gosto de selos, Correios e tudo que remete a correspondência...
 Não coleciono selos, mas conheço quem colecionou a um tempo atrás e hoje nos cedeu sua coleção lindíssima para que a colocássemos à venda.
 Eu não me apego tanto no ter, mas sim no fotografar, registrar. Nestes tempos de câmera digital, internet, não há por que ter caixas de fotos, coleções de papel paradas e escondidas... Há que mostrarmos estas coisas lindas e históricas... É um "exibicionismo" saudável, mais ecológico e divertido.
 O dinheiro será revertido para coisas mais práticas. E ainda faremos o material circular por aí, nas mãos de quem realmente se interessa por este tipo de coleção. Professores, por exemplo: tive um professor que nos dava selos lindos quando tirávamos notas boas. Era de ciências. Hoje sou uma bióloga acho que graças às suas aulas.
 Comecei por Portugal, pela minha predileção pela terra portuguesa e suas belezas. Estou lendo no momento o livro "Todos os Nomes" de José Saramago e me identifico muito com suas histórias. O personagem José coleciona recortes de jornal de pessoas famosas. É um obsecado, que se depara com uma desconhecida e dirige sua vida a pesquisar sobre a vida dela. Ele trabalha na Conservatória Geral, cheia de papéis, burocracia e ordem. É um solitário e me identifiquei muito com ele, não sei porquê.
 Mais embaixo a descrição dos selos para os curiosos. Aqui as fotos de detalhes.
 Alguns fanzines eram pagos com selos, nas épocas onde não existia internet, celular...apenas os sonhadores que se mandavam suas poesias, contos, montagens, etc... Meu marido era fanzineiro, eu me correspondia com muita gente de fanzine, das fitas k7 demo, flier de bandas góticas, ai que tempos....
 Eu tinha uma caixa cheia de cartas, fitas, fliers, jornalecos, fanzines, fotos também... mas joguei tudo fora, na época não tinha câmera digital e conforme o tempo ia passando, aquilo ia fazendo parte do passado.
 Hoje temos os fanzines que meu marido recebeu, alguns de gente famosa hoje, que na época eram zé-ninguéns adolescentes...uma hora posto aqui.
Cartela com 4 selos comemorativo 5° centenário da subida ao trono de D. João II - Correio de Portugal, primeiro dia de circulação. Direto de Lisboa para colecionadores e amantes dessas obras de arte. O conjunto é composto por quatro selos juntos, com imagens de aviação. LubraPex 82 O selos: Vôo da amizade, TAP/PANAIR 1960; Travessia aérea do Atlântico Sul - 1922; TAP Air - Portugal 1974 e 1° travessia nocturna do Atlântico Sul - 1927.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...