terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Absorventes ecológicos - recicláveis e econômicos

São confeccionados com sobras de tecidos e aquele material que se fabrica calças plásticas de bebê.
Comprei o do saquinho bege para experimentar, e gostei muito.
Com uma proposta auto-suficiente, ecológica, feminista e um tanto punk, o "faça você mesmo" e não dependa da indústria poluidora. Certamente a indústria que produz absorventes e afins é extremamente poluidora e além disso, a maior parte dos absorventes são testados em animais. O legal é que podemos fazer em casa, basta saber costurar.
 Com estes absorventes, voce não precisa mais gastar naqueles pacotes, lógico que não dá para usar sempre, é preciso ter absorventes descartáveis de reserva. E há que lavar sempre que usar. Mas é muito fácil de lavar e seca rápido. Para quem tem tempo, como eu, é uma boa pedida. Trabalho parte do tempo em casa, outra parte na rua, e tenho tempo livre também. Mas para mulheres que trabalham o dia inteiro fora, já é mais complicado. Nossos dias não são os das nossas avós...
Mas vale tentar, e não depender de uma indústria que prejudica os animais, seja fazendo testes cruéis, seja pelo lixo que vai gerando. É o ecofeminismo prático minha gente!
A embalagem é muito fofa, com um absorvente com botões de pressão nas abas e 3 toalhinhas. Custa em torno de R$17,00. Há outros tipos de absorventes confeccionados em pano. E também o absorvente chamado MOONCUP, que é um copo de silicone reutilizável, mas este precisa introduzir, o que não faz muito meu estilo.

Dêem uma pesquisada nos links acima e também em outros sites e conheçam os tipos de absorventes ecológicos, com materiais biodegradáveis e outros.  E lembre-se, não é retrocesso e sim ter um estilo de vida mais autosuficiente, feminino e feminista, pois a autosuficiência da mulher tem tudo a ver com uma postura de apoio ao feminino.
Economiza-se uma boa grana que seriam desperdiçados em pacotes de fibras poluidoras e além do mais é amigo dos animais e ambiente. O Mooncup, por exemplo, tem selo vegan!

4 comentários:

  1. Oi querida, tudo bem? Gosto muito da ideia de absorventes e fraldas ecológicos, mas não sei se tenho organização suficiente para mantê-los sempre em perfeitas condições...
    Seu blog está maravilhoso, cheio de dicas e informações interessantes, parabéns!
    Sobre o vestido de tricô, também achei lindo, mas no meu caso, terei eu mesma de me aperfeiçoar e tentar fazer, pois sou a única pessoa que conheço que faz tricô, hehe...
    Beijinhos, fique com Deus!
    Lalinha

    ResponderExcluir
  2. Querida Ellen, hoje ainda recebi uma mensagem dizendo dos riscos que as mulheres correm com certos absorventes higiênicos. Vou lhe enviar. Adoro visitar seu espaço sempre tão feminino e alegre.

    ResponderExcluir
  3. Menina, acabei de crer que eu estou muito looooooonge de ser politicamente correta quanto ao meio ambiente.
    Sério, preocupo-me, e muito, com as mazelas que temos feito à Natureza, mas usar absorvente de pano, sei não, não tenho vontade de expirimentar, não...

    ResponderExcluir
  4. olá!

    tô sempre lendo seu blog. e acho muito legal

    abração!!

    Lauren Baqueiro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...