sábado, 8 de maio de 2010

Macarrão instantâneo ("miojo") vegano!

Detalhe do tempero. O tempero se espalha bem e não fica aquela coisa colorida demais e forte.
macarrão com saladinha de repolho, temperinhos e pepininho.
macarrão com batata frita, pimenta biquinho e pepininho;
Até pouco tempo não poderia comer miojo, pois a maioria das marcas tem traços de ovos e leite, quando não tem gordura animal ou soro de leite.
Algumas tem carmim de cochonilha (um inseto que é esmagado aos milhões para fazer umas poucas gramas de um tipo de corante vermelho). A cochonilha é um inseto, e veganos não exploram animais.
Evitam comer este tipo de coisa. Muita gente desconhece que em biscoitos e sucos de frutas, sorvetes são adicionados milhões de insetos esmagados sob o nome enfeitado de "carmim, vermelho carmim ou carmim de cochonilha".

Outras tem traços de crustáceos também, não sendo nem vegetariana, quando menos, vegana. Então, não dá para pensar em comer.

Encontrei nos produtos do Carrefour, um macarrão que tem corantes naturais e sintéticos, mas nenhum de origem animal. E sua massa é livre de ovos, leite, etc. O tempero do sabor legumes não tem carne. (Pasmem, mas nas marcas Nissin, Turma da Mônica e outras o sabor legumes tem caldo de carne ou galinha desidratada!) Já escrevi para a empresa, mas eles me responderam dizendo que tem opções sem carne. Só que as opções deles sem carne tem ovos e leite - ou seja, vindo de animais. Mas poucas empresas se importam com um público imenso que não consome produtos de origem animal, seja por intolerância, saúde ou por respeito genuíno aos animais.

Marca própria, ou marcas brancas como chamam em Portugal, são produtos produzidos pelas grandes redes de supermercados, farmácias e outras que visam vender um produto mais barato, não investindo tanto em propaganda e embalagens suntuosas.
Os produtos da marca Carrefour, os que experimentei são bons. Esse macarrão tem o tempero suave, com pouco corante (podem ver nas fotos que não fica um macarrão vermelho ou verde demais.) Para os que não vivem sem uma cor, podem acrescentar um molho de tomate ou colorau (urucum).


Leia sempre os rótulos.

OBS.: Para os que morrem se não fizerem uma crítica já vamos avisando: Vegano come sim bobagens de vez em quando, desde que seja, óbvio, vegana... e hoje temos muito avanço nessa área da alimentação vegana. Antigamente os vegetarianos estritos e veganos eram discriminados por serem gente que comia apenas coisas naturebas. Hoje temos uma alimentação normal, com direito a tudo. No exterior, "pato assado vegano", apenas o nome lembra o animal. O gosto e a qualidade são iguais ao prato com carne. E come quem quiser, tem-se o direito a experimentar o sabor de algo que antes se comia, mas hoje sem ferir ninguém.


Isso deixa algumas pessoas com muita raiva, pois estão começando a perceber que nós vivemos muito bem obrigada sem precisar ser paga pau para pecuária.
Ainda existe muito preconceito em torno de nossa base alimentar.
Tem pessoas que ficam nos monitorando e tentando achar um erro, algo para criticar. 

A Associação Dietética Americana, a ONU, nutricionistas que estão atualizados e algumas pesquisas médicas e científicas afirmam que o veganismo é a melhor dieta para a saúde humana, para os animais e para o meio ambiente. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...