segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Viva sem mestres e abandone o pensamento mágicoN

Você acredita em tudo o que lê? Eu não... Na adolescência eu lia um livro e quando acabava eu me tornava aquilo que lia... hoje eu me transformo muito, mas confesso que já não acredito muito em tudo. Isso tem pontos positivos e negativos.
Os pontos negativos é que vamos ficando com mais preconceitos. Criamos filtros ao longo do tempo, e isso dificulta a aprendizagem.
Não sei quem foi o deus que inventou que o orifício de cima é limpo e o debaixo é sujo...
Sim, mas os pontos positivos, confesso, é que me sinto muito mais livre. Para criar minha própria sabedoria, minha própria língua.
Dos livros, pego o que estou a fim. Vejo os filmes que quero, se quero. Volto de onde quero. Não me obrigo. Me desobrigo.
Desobedeço. E obedeço também.

Sem mestres, é um lema interessante. Não devemos nos curvar perante ninguém.
Todos somos humanos. As ideias interessam, mas as pessoas, essas sim, possuem erros, podem ser respeitadas, amadas e entendidas, mas nunca veneradas.

Eu já fui de 'idolatrar', admirar demais uma pessoa e, hoje essa mesma pessoa não fala mais comigo. Ou tem aquela pessoa que te julga o tempo todo e te enche de conselhos, como se ela fosse um monge.
Não que eu queira ser incensada, aliás, detesto isso. Mas entenda, eu admirei uma pessoa e ela me julga,ou não fala mais comigo. E ainda, anda com pessoas que a detestam e falam mal dela pelas costas...
Ou, como é comum, a pessoa vive rodeada de gente falsa, mas fica de cara com você quando você é sincero com ela.

Ou seja, mais uma vez, o certo é o errado...
Como já disse Vargas Vila, que Ezio Flavio Bazzo resgatou com muito respeito:  "A sinceridade é uma virtude que a devemos somente a nós mesmos. Praticá-la com os outros é um suicídio..."
E eu uso a sinceridade como uma faca, não importando a quem vai ferir, por que a pessoa já tem idade suficiente para abandonar o pensamento mágico.
Até com crianças é prudente não tratá-las como retardadas, mantendo sempre o respeito à sua idade e condição infantil, mas sempre é chegado o momento de falar a verdade. Não é com marmanjo que vamos ficar pisando em cristais...
Aliás, bem lembrado: Quem aprontou a vida toda e agora, por que está velho, também tem que arcar com as responsabilidades do que aprontou. Todos merecem respeito, e é preciso se fazer respeitar.
Tem muita gente sacana na política que tem muita idade e por isso, exatamente por isso, está passando ilesa, por que vivemos numa sociedade da gerontocracia. Então, acredito que todos têm de arcar com suas responsabilidades.
O texto abaixo é uma dica para os desavisados...para quem ainda acha que estou exagerando...ou ainda viveu pouco...
http://www.paulopes.com.br/2013/12/profissao-de-pastor-atrai-psicopata-diz-estudo.html#.UsGIN_umZ0g
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...