quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ondas Curtas, Transglobe e Estações de Números

Sou amante do rádio e principalmente de Ondas Curtas. As ondas curtas captam rádios do mundo inteiro, frequência de rádio-faróis, navios, código Morse, rádio amador e outras coisas malucas que eu adoro corujar!
Corujar é o termo usado pelos radioescutas para aquele que somente ouve rádio, sem manter contato com outros dexistas.
Aqui e aqui você pode conferir as QSLs que recebi de algumas rádios de ondas curtas mundiais. Já recebi muitas confirmações, e até presentes como lápis, CDs com programas e outros.
Estes materiais recebi da Rádio NHK Japão. Ouço seus programas em japonês e português em diversos horários. E eles mandam material periodicamente, com cronograma de horários e cartões de confirmação de escuta.


Minha raridade recente é este rádio, o Transglobe, que ganhei da minha sogra. Ela também gosta de rádio assim como eu. E esse rádio é uma raridade, famoso entre os amantes de rádio. Quando procurei este rádio para comprar, os vendedores riram, dizendo que este rádio nem existe mais. E é fato. Ele é tão raro que quando fui levar este para revisão, o cara da eletrônica fez mil propostas pelo rádio.



Outro bom rádio é este Sony que comprei para levar em viagens. Possui ondas curtas, ondas médias, AM e FM e aceita fone de ouvidos.
Ele tem um som impecável e transmite muitas estações. Neste é que captei a estação de números que falo a seguir.

E neste link você pode ver o rádio Philips histórico, que foi do meu avô e da minha mãe. Ela me deu para eu escutar ondas curtas na época, mas fiquei com pena dela e devolvi, pois era a sua lembrança da infância.
O vídeo abaixo mostra uma gravação de uma estação de números que eu também captei na Serra Gaúcha, no mês de agosto, sempre às 4 horas da madrugada. Todos os dias neste mesmo horário, na frequência 4, ouvia uma sequência de números variáveis.Uma das explicações para essa escuta é que podem ser interferências feitas pelos Estados Unidos para a rádio de Cuba, com o propósito de confundir as transmissões. Mas há quem diga que certas rádios de números são códigos ou informações sobre guerra e outros segredos passados em horários e frequências pouco ouvidas.
Ellen Augusta



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...