quarta-feira, 22 de junho de 2011

Por Uma Educação Animalista





Contextualizando o direito dos animais no mundo: material recebido de ONG da Itália.

Ensinar direitos humanos e direitos animais de maneira integrada é possível. E pode ser ensinado em qualquer disciplina, mesmo nas aulas de Biologia, contextualizando com as questões ambientais que envolvem sobremaneira animais humanos e não humanos. A necessidade de se cumprir os mais básicos direitos humanos não necessariamente deve ser desculpa para que esqueçamos os direitos animais. Ambos são conquistas de nossa mente mais evoluída, devemos lutar pelos dois, na verdade tudo é uma coisa só.
Já diz Marcio de Almeida Bueno, “A libertação animal é para todos os animais, não-humanos e humanos.” O Informe 2010 – Anistia internacional (O estado dos direitos humanos no mundo) é um livro a cores e repleto de boas e más notícias sobre como anda o cumprimento dos direitos humanos no mundo.
Está dividido por país e regiões do mundo, contando diversos dramas humanos e relatos dos ativistas envolvidos nessa nobre causa. Os direitos dos animais vem avançando rapidamente, tomando forma na mídia e ganhando força atualmente. Porém é preciso educar para que a idéia permaneça e de fato aconteça, conjuntamente com os direitos humanos. Temos muito trabalho pela frente. E muita vontade de ajudar. Quando o Biólogo esclarece aos alunos que o ser humano é um animal, mesmo nos dias de hoje, percebe-se uma agitação no ar, um incômodo, uma ironia. Mas essa “descoberta” nos coloca em contato com um ampliar de consciência, uma mudança no modo de ver o mundo e de ver a si mesmo.
Agindo dessa forma, o professor mostra dados científicos, históricos, a realidade, de uma maneira diferente da habitual ”matéria de hoje”. Quando o aluno desenvolve a compaixão, entende o conceito animal humano e não humano. Somos todos animais, todos merecemos respeito.
Recentemente me cadastrei em diversos sites do exterior e recebi caixas e caixas de materiais (boa parte em português) sobre direitos humanos e direitos animais. Materiais ótimos sobre drogas, saúde e meio ambiente. No mundo todo há diversas entidades que mandam livretos, cartazes, DVDs, livros para que sejam divulgados pelo mundo, com mensagens de paz e sobre direitos humanos.





Essas entidades querem professores, voluntários, visionários e amantes da vida para que levem adiante um ideal. Nas minhas aulas, sejam de Biologia, EJA ou Ecologia, sempre distribuo livretos e faço atividades que liguem os direitos, a cidadania com o meio ambiente. Para um aprendizado global, que é meu objetivo.
Minha dica para os professores é que planejem suas aulas incluindo sempre temas transversais, que na minha opinião são a alma de todas as aulas.
É praticamente impossível se deter em apenas um assunto sem ser chato.
Convidem seus alunos para serem novos visionários!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...