sábado, 18 de dezembro de 2010

Direitos Para Todos! Parte 1

O Dia Internacional dos direitos Animais é comemorado dia 10 de dezembro, propositalmente no mesmo dia dos Direitos Humanos.
Para que os direitos humanos sejam transformados e ampliados em direitos animais afinal,  nós somos animais. Se estendermos direitos a todos os animais, todos saem ganhando com isso.

Um comentário demagógico que temos ouvido nos meios de comunicação, sempre que se prende alguém acusado de assassinato ou algo do tipo, é o famoso:

"cadê o pessoal dos direitos humanos agora"! Geralmente entre gritos, fazendo as pessoas acreditarem que os direitos humanos só servem para os bandidos.
Não é verdade. Quem realmente está preocupado com as pessoas, com os direitos humanos, sabe que direitos valem e devem ser cobrados para todos os seres humanos.
E esses direitos vem sendo requerido há séculos para outros animais. Os animais não-humanos também são sujeitos de direitos.

Há diversas frentes de direitos humanos. Os que lutam pelas crianças, idosos, mendigos, etc. Trabalhar por um não significa desmerecer os outros. Se eu defendo direitos para apenados não significa que estou nem aí para a população que sofre "livre".

Alguém que viu uma prisão  (nos moldes do Brasil) sabe muito bem que aquilo não é lugar para ninguém. Nenhuma cidade quer ter um presídio (o prefeito perderia votos), no entanto, quando se reclama do excesso de pessoas nos presídios, a primeira pergunta é, por que não se constrói mais presídios em condições humanas?

Assim como é comum ouvirmos, geralmente de quem não faz absolutamente nada, a famosa frase: "por que não vão lutar pelas crianças carentes!?".

Bom, aconselho a pessoa que fala isso que ela mesma vá trabalhar pelas crianças carentes, pelos direitos humanos. Pois cada um deve fazer sua parte e fazer o seu melhor. Eu sou bióloga, minha vocação maior é ajudar os animais. Um advogado pode se sentir inclinado a ajudar pessoas vítimas de guerras em outros países. E assim por diante.
Na causa animal é espantoso o número de pessoas que atuam nos direitos humanos e direitos animais ao mesmo tempo. Eu conheço pessoalmente umas 3 pessoas, mas sei que esse número é grande.

Apóio esta causa, por que sei que em muitos países ou quem sabe no mundo inteiro, os direitos humanos não são respeitados. Os direitos animais são ignorados. E ainda tem os que insistem em retroceder com idéias preconceituosas, misoginia, racismo e outros preconceitos deploráveis.
Fotos do DIDA em Porto Alegre ( Vanguarda Abolicionista luta pela liberdade de todos os animais e asseguração de seus direitos.) Fotos feita pelos integrantes da Vanguarda Abolicionista.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...