sexta-feira, 9 de abril de 2010

Economize na limpeza da casa - alternativas aos produtos testados em animais

Limpe a casa com vinagre

Juntei essas e outras dicas de diversos sites sobre o vinagre. Um importante produto, barato, simples e fácil de usar. Nunca mais use esses produtos abrasivos, que, para quem tem animais de estimação ou crianças em casa sabe o perigo que é ter diversos produtos fortes. Mesmo que distantes dos nossos filhotes, os odores são respirados e podem penetrar na pele. Gatos adoram deitar no chão e podem absorver restos de ceras e produtos químicos... Os cães adoram comer tudo!

A maioria destas dicas eu não uso, pois sou bem prática na limpeza da casa, não fico limpando tudo o tempo todo, e há coisas que simplesmente não limpo! Mas muitas destas dicas eu aprovo e indico. Sou contra ter empregadas domésticas e já disse o porquê aqui: http://desobedienciavegana.blogspot.com.br/2014/05/abaixo-o-trabalho-e-porque-eu-faco.html É preciso ser prática e desencanar, afinal, ser escravo de uma casa é coisa que enfiaram na cabeça da mulher para desviar sua mente de coisas mais importantes. E não adianta escravisar outra mulher, a empregada doméstica, ou homem, o que você precisa fazer é se libertar dessa armadilha que criaram para você.

Além disso, esses produtos substituem os produtos testados em animais.
Esta é uma das áreas da minha casa mais frequentadas por mim. Enquanto tem gente que passa o tempo todo limpando, nós aqui passamos a vida criando e nos divertindo. Mas bem que os vidros precisam de uma limpezinha....hehe, nunca mais viram um paninho...

Meu marido comprou o livro A casa limpa da faxineira ecológica, que possui também muitas dicas como esta. O livro já passamos adiante, mas as dicas são antigas e clássicas.

O vinagre é um bactericida caseiro. Obviamente não mata todos os germes, mas fique sabendo que nenhum produto mata, nem em hospitais. Pois bactérias estão em toda parte. Para o desespero de alguns, o fato é que o que prometem os produtos de limpeza do mercado, é apenas atenuar as neurozes das pessoas, pois vivemos expostos a bactérias. O que podemos fazer é manter limpo, e para isto o vinagre, a água quente e um pano limpo já bastam.
Outro dia falarei do bicarbonato de sódio....mas enquanto isso você já pode ir pesquisando...

Para as paredes - faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

E os armários - passe um paninho com vinagre e só

Acabe com o mau cheiro de animais - para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

Limpe o banheiro -  remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

Cheirosa lavanderia - coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.

Para a cozinha - esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:
Para desinfetar a máquina de lavar louças - dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.
Para deixar os copos de vidro brilhantes - deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras - deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.
Para tirar aquelas manchas pretas dos queimadores de fogão - deixe-os de molho em vinagre e sabão por um bom tempo...
O mais chato é a poeira, quem mora em centros urbanos vive no meio de muita poeira!

Vasos Sanitários

Despeje vinagre no vaso e deixe por 30 minutos. Então borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. Dê descarga.

Máquina de Lavar - use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina de lavar, dando mais vida útil a ela.

Vidraças - solução de vinagre e água morna limpa e não deixa riscos, nem marcas; vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.

Amaciante - o vinagre substitui o amaciante, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas; peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.

Cobertores - para evitar que eles não fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem.

Fixação de cores -  tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.

Cheiro de pintura - um pequeno recipiente com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca do ambiente.

Sujeira no carpete - coloque vinagre no local atingido pela sujeira e limpe depois de algum tempo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...