segunda-feira, 1 de junho de 2015

Quando escamoteiam a História

A nova passagem de pedestre em homenagem aos Lanceiros Negros foi justa.
Finalmente alguém lembrou desses lutadores que perderam a vida na ilusão de que seriam libertos. Que nada. No final, foram mortos. Foram traídos na Revolução Farroupilha.

Tanta rua aí com nome de ditador, filho da puta, ladrão ou escravagista, todos os pusilânimes da história viraram nomes de rua ou praças, mas, só muito recentemente é que temos visto homenagens aos verdadeiros heróis como Brizola e os lanceiros negros, por exemplo.

Com muito custo, se conseguiu mudar o nome da Av. Castelo Branco, nome de um ditador, para Avenida da Legalidade. A maioria das pessoas não sabe o que isso significa. E temo que sequer imagina o alcance disso.

A revolução farroupilha, essa farsa histórica, traiu os lanceiros negros que lutaram em troca de uma liberdade que nunca tiveram.

Nunca foi dito um tantito na sala de aula. Os professores mudos.
Uma professora uma vez ousou criticar a Igreja. Ela confessou depois sua religião, porque alguém perguntou. Mas e se ela fosse atéia? Os pais iriam lá na escola.

Se você andar pela nova passagem de pedestres da cidade, verá, com palavras bonitinhas, tudo o que aconteceu.

Não está escrito que os comandantes foram uns traidores, uns canalhas que prometeram liberdade aos escravos e, ao final os jogaram em linha de frente, para a morte.

Ao contrário, tudo é dito com poesia e palavras rebuscadas, de modo que só quem tenha um bom dicionário possa compreender. E, digo, amo poesia. Mas é preciso dizer quem é canalha, e quem perdeu a liberdade com a vida. É preciso dizer isso com todas as palavras, sem esconder isso das pessoas.

É por essa razão que não suporto vocabulario rebuscado, jargões, corretores ortográficos e outros exageros gramaticais.
Os melhores escritores não tem regra alguma, são imperfeitos, são diferentes, são errados, simples ou difíceis de entender, são eles mesmos... mas dizem algo de si mesmos, sem serem artificiais.

Para quem quer saber mais:
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=6421
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...