quarta-feira, 5 de março de 2014

Livros que terminei de ler - Eram os deuses astronautas - um paralelo com O Tao da Física

Eram os deuses astronautas é um ótimo livro!
Quando um livro sofre preconceito, de cara já simpatizo com ele. Assim é com pessoas. Quando alguém é muito detestado, já o olho com bom coração. Claro que depende. Por que as pessoas tendem a desdenhar, sem conhecer. Detestam, odeiam, sem ler! E aí tem coisa boa, sempre.
Já abominam a ideia e debatem bastante, sem nunca terem pego o livro na mão. Não é assim?
Pois eu conheci alguma gente que debateu as questões deste livro, sem nunca o ter lido. E este é um livro muito bem escrito, ponderado, com ideias malucas, sim, mas muito bem colocadas, dentro de contextos que poderiam ser! Acredito neste livro.
Para quem não o leu, parecem absurdos. Mas há coisas muito bem sensíveis, há coisas em que ele mesmo se coloca cético, há fatos que ele esclarece, e o livro é bastante antigo, vale lembrar...
Um paralelo deve ser feito com outro livro que li, O TAO da Física, de Fritjof Capra, que faz uma relação entre algumas religiões e ciência. Este livro foi moda e foi muito lido numa certa época.
Eu, que li quase toda a obra em Português do Capra, exceto dois livros, no máximo, não acho que este seja seu livro mais importante, mas acho suas ideias bastante parecidas com as de Erich Von Daniken em certas partes de seu livro.

Gente que não leu seu livro chegou ao cúmulo de citar bobagens atribuídas ao livro que não estão escritas nele... É aí que você conhece como são criados os mitos em relação aos escritores, como Paulo Coelho, Agatha Christie e outros, que são odiados por quem não entende absolutamente nada e por quem 'entende' mas há muito perdeu a humildade e vive nos porões das universidades.
Considero que há muitos tipos de escritores e eu leio todos eles. Não acho que seja preciso estigmatizar um para endeusar outro. Acho isso uma prova de que a literatura está cheia de egos tristes precisando de gente para os incensar, quando começam a falar sem parar mal de um autor, creio que isso seja sintoma de uma falta de criatividade própria. Vá produzir suas coisas e esqueça o jeito do outro, se é mal feito, se copia descaradamente, se é uma linha de montagem. Encanta o público, isso é o que importa. E eu, leitora, adoro estes escritores, não deixo de ler os 'bons' escritores por causa disso.
Astronautas da Nacha - Naves espaciais Chapolinescas
O que acho que faz falta mesmo é de gente - professores, acadêmicos, educadores, que provoquem, produzam novos leitores, que instiguem os jovens alunos a lerem, em vez de ficar invejando os escritores que estão na ativa, sempre conquistando seus leitores fiéis. Desafio não tão fácil para quem só quer falar mal...não?

Este livro está à venda aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533335974-eram-os-deuses-astronaturas-erich-von-daniken-raridade-ovni-_JM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...