domingo, 17 de novembro de 2013

O chá frugal e o chá de crisântemo

Com esse nosso novo (e necessário) estilo de vida que adotamos, parei de comprar chás caros... e essa lata fina foi a última...do ano. Sempre tivemos uma vida frugal, mas ultimamente estamos 'oficializando' isso, através de atitudes mais declaradas... Ou seja, guardar a grana de nosso suado trabalho para coisas que realmente interessam...
O ato de tomar chá é sagrado. É um momento de encontro. Consigo mesmo, com um amigo, com uma ideia, com um ambiente. Existem muitas possibilidades em uma xícara de chá. E pode ser gelado, morno ou até com pedrinhas de gelo, como minha amiga Fabi me ensinou esses dias...!
E essa lata de chá veio com uma surpresa e tanto! Como tudo está em chinês, não percebi que dentro estavam esses saquinhos de chá à vácuo. Perfeitos presentinhos!!!!!
 Fiquei encantada! O sabor do chá começa bem cedo, antes mesmo de ser preparado, antes mesmo de ser comprado. Ao ler sobre ele, ao ver imagens de chá, ao sentir seu perfume e depois comprar essas embalagens mimosas e atraentes...ao presentear, ao saborear, ao guardar... ao tudo sobre o chá!
O ideal para minhas cerimônias de chás é comprar chás mais baratos e nacionais. E melhor ainda se eu conseguir plantar! Mas não deixarei de comprar, de vez em quando, esses primores em latas e caixas que vem de fora.
Esses saquinhos são de chá de crisântemo, uma flor em que os chineses fazem chás em forma de instantâneo, ou seja, basta adicionar água e pronto. As propriedades medicinais dessa flor está em ser digestiva, aliviar dores de cabeça, cuidar do pulmão e da visão.

A flor é a Chrysanthemum morifolii, chamada de Ju Hua (Hua é mais ou menos amarelo em mandarim...). Isso eu descobri com a Carina, dona do restaurante Casa Oriental ali na Felipe Camarão...

Na acupuntura essa flor atua no meridiano do pulmão... portanto auxilia a manter a saúde desse órgão.
Também atua no alívio de olhos vermelhos... isso com infusão das flores naturais...
O saquinho custa 0,50 centavos no restaurante Vitalidade aqui no centro. Gostei muito dele, é um chá suave, quase sem gosto, para quem está acostumado a chás de sabor mais acentuados como eu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...