quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A Alemanha, o grupo vegano Universelles Leben e o poder de uma mulher

 Gabriele Wittek - suas visões inspiraram a criação de um grupo dedicado à salvar animais e a uma cultura, estilo e filosofia vegana, o Vida Universal, que em alemão é chamado Universelles Leben.
Seus materiais são lindos e profundos. Eles possuem fazendas no coração da Europa e espalham sua ideia por todo o mundo, tendo sedes na Europa, Ásia e África, com sede em quase todos os países da América Latina. Produzem produtos veganos, orgânicos, além de crudívoros, que exportam para todo o mundo.
O grupo Vida Universal é considerado subversivo na Alemanha. Por que, além de um grupo vegano e ativista, eles são um grupo motivado por uma religião criada por eles, através de uma profetiza chamada Gabriele.
Conheci-os através das minhas pesquisas na Internet e encontrei os materiais mais bem feitos sobre direitos animais de toda a história das imagens relativas aos animais. E que chamam a atenção pelo impacto de sua simplicidade e verdade.
Outdoor pixado por reacionários. 
Seus materiais são ostensivamente vandalizados e em sites reaças são foco de ataque e mesmo na Alemanha eles são chamados de 'seita perigosa, que obriga seus integrantes a uma alimentação nociva'. O veganismo é mesmo uma alimentação nociva? Pergunte às pessoas com mais de 60 anos, veganas, que possuem aparência de 25 e saúde perfeita. a Mimi Kirk é um exemplo, linda! (http://www.youtube.com/watch?v=VdeC3OJJIzA) Pergunte também aos lutadores, fisiculturistas e atletas veganos. Mac Danzig é um exemplo, forte! (http://vista-se.com.br/redesocial/lutador-do-ufc-fala-sobre-veganismo/) Depois de conhecê-los aí sim, fale o que quiser, mas não para mim. Por que ninguém vem me encher o saco sem levar uma boa resposta, argumentada.

 Eu recebo materiais religiosos que falam sobre viver o presente, comer devagar e fazer o bem.
 Eles tem o conceito chamado 'terrano' que é o vegano que respeita a Terra, conhecendo seus ciclos e adaptando-se a eles.
 Eles possuem o que chamamos de uma 'ecovila', mas não são isolados do mundo como as tradicionais ecovilas, eles estão integrados à sociedade e procuram divulgar o seu trabalho. Há profissionais que cuidam dos animais, preparam a terra, fazem comidas e pães veganos, e possuem em suas fazendas corredores ecológicos para que as espécies possam transitar entre suas plantações e matas nativas.

 Também recebo materiais sobre Biologia, Ecologia e materiais sobre agricultura orgânica. Como bióloga, considero os materiais deles bem completos e coerentes. Além de que a Alemanha é conhecida como um país evoluído no que concerne à questões ambientais.


Alguns podem dizer que não convém misturar religião com filosofia, aliás, alguém pode dizer o que quiser, inclusive bobagens desqualificadoras do trabalho dos outros. Não me importa. Eu não tenho religião, sou além disso antiteísta ferrenha, como já disse Ezio Flavio Bazzo, e me considero atéia, até onde nada sei. Porém, no dia em que eles forem mais fortes no Brasil (por que já estão aqui, tem sede e divulgadores) eu serei a primeira a trabalhar na ideia e divulgar seu trabalho! Isso por que, sem discutir se o que eles pensam espiritualmente é correto ou não, suas práticas são ecologicamente profundas e seu discurso vai além da demagogia de muitos grupos ecológicos que apenas 'pensam' na água, no gasto energético, em não jogar papel no chão ou apagar a luz. Tudo isso é muito bonito, mas na prática eles continuam apoiando a pecuária e toda a sua atividade nociva.

Uma integrante do grupo alemão visitou o Brasil e foi recebido pela Vanguarda Abolicionista, ela chama-se Janete Wood.
Tive o prazer de conversar com essa senhora querida, que entre outras coisas nos disse: " a religião é uma linguagem".
No link abaixo há fotos e detalhes dessa visita especial e da palestra que ela deu no Casa Verde, com muita gente que foi conhecê-la. Inclusive havia uma senhora lá no evento que já morou na Alemanha e conhecia as geleias e pães e que achava muito bom seus produtos.
http://carnenuncamais.wordpress.com/2010/08/26/vanguarda-abolicionista-recebe-ativista-do-vida-universal-da-alemanha/
http://www.universelles-leben.org/cms/es

http://www.universelles-leben.org


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...