terça-feira, 9 de julho de 2013

Perséfone - a Deusa gótica

Estou lendo um livro bárbaro, que encontrei num brechó beneficente pelos animais a um pila! O livro chama-se A Deusa Interior, e como vários livros que já li sobre mitos e sobre o feminino, tenta entender os arquétipos femininos e por que foram suprimidos durante tanto tempo. Mesmo nas mitologias, prevalecem apenas um dos lados, por exemplo, no mito de Perséfone, se destaca apenas um de seus lados e não se entende que ela, como toda mulher, alterna escuridão com a luz, da mesma forma que a lua.
 Perséfone come grãos de uma romã que a liga eternamente ao mundo dos mortos. Cada grão corresponde   a ciclos como os das estações e os da menstruação.
A romã tem significados de abundância e também é ligado ao feminino, pois através de sua cor, se fabricam maquiagens naturais. Minha mãe de vez em quando coloria os cabelos com água de romã. Uma discípula de Perséfone, como eu.
 A Deusa se apresenta sob diversas formas, luminosa, triste, a raptada, a cruel, etc. Ela brincava num bosque com inocentes quando foi raptada. Mais detalhes deve-se ler no livro, pois são muitos...
O livro fala de diversas deusas da mitologia grega e as compara com deusas de outras culturas.
 Escolhi ler diretamente sobre essa deusa, por que ela reflete especificamente a mim mesma! E a cada linha era exatamente o que encontrava! Fui direto nela, pois já sabia.
Entender a vida visitando o mundo dos mortos é o necessário para se entender diversas situações da mente e do interior. O livro afirma que até mesmo nos mitos gregos algumas coisas são suprimidas. 

O trabalho de Martin Bernal, Black Athena: the Afroasiatic Roots of Classical Civilization, coloca em dúvida a noção de que tudo no Ocidente tem valor a partir dos gregos... leia!
Aprendi no subtítulo - a Perséfone idosa - que as origens da palavra anglo-saxã Witch (bruxa) sugerem que talvez provenha da antiga palavra Wicca, que se refere àquela que pratica a arte da sapiência.

Buscar a sabedoria algumas vezes fere a si e aos outros que vêem no sábio um espelho triste de sua própria ignorância. É por essa razão que dizer a verdade a alguém é motivo para que essa pessoa se afaste, se for ignorante ou se aquilo a fere profundamente. A maioria fica feliz com a ilusão e até mesmo com a falsidade.
 Como não dou uma de boazinha, fico triste pois perdi gente que amava, que viram espelhos em mim. Tenho defeitos e vejo espelhos em outros. Buscar a sabedoria é um exercício para a vida.
 Fiquei feliz em saber que a palavra wicca significa buscar a sapiência. O livro cita alguns poetas que conviveram com Perséfone em si mesmos... Como T.S. Eliot

...é o desconhecido, e portanto exige fé -
o tipo de fé que provém do desespero
o ponto de chegada não pode ser descrito:
você saberá muito pouco enquanto não chegar lá
sua viagem será às cegas. Mas o caminho conduz á posse
daquilo que você buscou no lugar errado. (peça The Cocktail Party)
 Não é possível ter uma máscara feliz, mas dentro um universo escuro e triste, nem ficar eternamente no lado sombrio, só por que acha que não merece conhecer também o lado luminoso. É preciso, portanto, conhecer e mergulhar no lado sombrio da morte e voltar para a vida deveras, sem sombra do passado!
Durante muitos anos li muito sobre tudo. Hoje alterno leitura com vida e experiência. Não basta apenas ficar sabendo, é preciso aplicar o que se sabe. Isso é sapiência e isso é o que mais me falta....
Sem estrutura psíquica para suportar o que se sabe, mergulha-se no mundo da morte.
Mas é possível voltar. Espero que seja possível! E se não for, o caminho que eu faço já me é saboroso e conhecido, como o gosto estranho das romãs e as flores de Perséfone.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...