sexta-feira, 14 de junho de 2013

Flowering Tea - a experiência com o chá em que as flores se abrem com a água quente!

Com o hábito do chá nasce um momento de paz ao longo do dia! O chá que há muito queria experimentar chama-se flower tea ou blooming tea. Consiste em folhas e flores amarradas e que se abrem na água quente.  É, além do sabor, um espetáculo aos olhos. Comprei estes na Loja do Chá, na Vinte e Quatro de Outubro.
Segundo o próprio site da embalagem das flores, esse tipo de chá é feito assim:
"Flower Tea é uma obra complexa, em bulbos compactos de Chá Verde (Camellia sinensis), sendo compostos por matérias-primas orgânicas de alta qualidade. Os bulbos são cuidadosamente confeccionados de forma artesanal na província chinesa de Xinjiang, divisa com o Tibet, a partir dos brotos mais nobres do arbusto do chá. Quando mergulhados em água quente, como que por magia, os bulbos florescem, dando origem a verdadeiras obras primas de rara beleza."
Como muita coisa no mundo oriental tem detalhes que são próprios de sua cultura (falando da China e Japão somente) há algumas curiosidades a respeito deste chá.

"Na China, os jardins secretos de Xinjiang, próximos à fronteira com o Tibet, são palcos para a colheita do Chá Verde – matéria-prima para o Flower Tea. No início da primavera, as mulheres acordam cedo para colher apenas as folhas mais jovens do arbusto do chá, ainda cobertas de orvalho. Depois de desidratadas, são enroladas de forma artesanal e amarradas com fios de algodão cru. Das camponesas que confeccionam o Flower Tea é exigido que, durante toda a estação de colheita, não comam alimentos com cheiro forte, como cebola e alho, e que não usem nenhum tipo de fragrância, para não alterar os aromas das plantas que facilmente absorvem odores. No final, o resultado são pequenos bulbos, exportados para o mundo todo, principalmente Europa e Estados Unidos."
 Numa outra fonte de pesquisa, há também o Flowering tea - Jasmine Pagoda - Um tipo de chá do sudeste da China, Yunnan, colhido de madrugada por mulheres especiais, que depois fazem bonitos botões costurados com algodão cru. Este é o chá verde com flor de calêndula.
 Eu fiz o chá e achei muito interessante. O gosto dele é de calêndula. Não sou muito fã do chá de calêndula, pois ele não tem gosto, praticamente, mas misturado ao chá verde fica bom. E o mais legal é que pode ser feito várias vezes. Confira as fotos. Eu prefiro sempre os chás puros e fortes. Sou assim.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...