domingo, 19 de maio de 2013

Desobrigando-se do sabão em pó - bola ecológica para lavar roupa

Conheço muita gente que acaba ficando viciada em produtos de limpeza, pelo perfume e até mesmo pela marca. Pois hoje vou mostrar a vocês um produto que estamos testando, a fim de não precisar mais usar sabão líquido ou em pó para lavar roupa.

 Fiz uma limpeza na máquina que estava podre, com restos de sabão em pó e líquido que ficam grudados nas estruturas da máquina. Como se faz? Coloque um litro de vinagre ou de cloro na máquina e ligue-a no ciclo normal ou mesmo curto, mas sem roupas. Ela vai agitar a água com os produtos e tudo fica limpo. Se precisar remover algo mais difícil, como aquelas manchas de sabão em pó, faça antes do processo.
 Essa máquina é ótima, foi presente, nunca estragou e funciona perfeitamente. Eu adoro lavar roupa. Gosto mesmo! E lavo todos os dias. Não uso uma roupa que andou na rua duas vezes, ou seja, por isso lavo roupas todos os dias e não me incomodo nem um pouco com isso.
 Encontramos essa bola mágica que substitui o uso de sabão por pelo menos três anos. Ela é um recurso contra o uso indiscriminado de produtos químicos agressivos, que depois escorrem pela água até os rios e lagos, fontes de nossa própria água potável. Milhares de litros de sabão saem das casas de ricos ou pobres, sem distinção. Essa bola é grande e possui cerâmicas iônicas em seu interior, que por um processo simples de atrito (como eram antigamente os processos de lavagem com pedras - stone washed - e batidas nas roupas em pedras de rios) retira a sujeira das roupas. A sujeira possui íons contrários aos das cerâmicas.
 O produto não faz milagres. Mas, segundo uma ONG de pesquisa de produtos que não vou citar o nome (pesquise no Google) nenhuma marca de sabão em pó foi eficiente na remoção de manchas, nem mesmo a marca líder, queridinha das donas de casa. Segundo a pesquisa que fizeram com diversas marcas de sabão em pó.
 Ela não faz milagre, mas faz muita coisa! Nos testes que fiz lavei roupas do dia a dia, lençóis, toalhas, cobertor (um por vez) e tudo saiu perfeito, sem nenhum cheiro. Quem gosta de perfume pode adicionar alguma essência ou amaciante, ou mesmo vinagre de maçã, que amacia as roupas naturalmente. A roupa fica  neutra, sem odores e sem sujeira.  Segundo a marca, a bola faz uma economia estimada em R$750,00 por ano. Isso por que usamos caixas e caixas ou litros de sabão por mês. Pense bem. Para quem usa as marcas mais caras, esse valor sobe ainda mais, sem mesmo ser solução para a retirada de manchas, que sabemos bem, não saem nem mesmo com o melhor sabão em pó, sem uma esfregadela antes...
 Para coisas mais difíceis (tipo tapetes de banheiro, panos de prato, etc), acredito que seja melhor deixar de molho em sabão em pó ou líquido, que você terá apenas por emergência, e pode usar os produtos não testados em animais. Pois a grande maioria das marcas pode possuir algum ingrediente de origem animal entre a composição. Infelizmente é difícil descobrir, entre aqueles nomes complicados, o que vem de origem animal. Escrevendo para as empresas o processo é demorado, isso para quem responderá.
Então, além de não precisarmos nos preocupar com qual sabão não testa em animais, qual não possui ingredientes de origem animal (difícil saber), qual é menos poluente (difícil saber, apesar da propaganda), estamos evitando o uso de produtos caros, economizando no bolso e ajudando a natureza, pois sempre que temos atitudes ecológicas estamos ajudando indiretamente os animais. E sempre que temos atitudes éticas para com os animais, ajudamos a natureza com uma série de medidas ecológicas e éticas.
Até agora estou amando a super bolinha, que na verdade é grande, em comparação com as que vi na Internet. Estou economizando e usando um produto mecânico e tecnológico, sem poluentes e sem patrocinar empresas que testam em animais ou poluidoras. Aí está uma dica para economia doméstica! O site da marca é http://superbolinha.com.br/. Pesquise para saber mais!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...