quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Exemplos de atividades educacionais sobre direitos animais e veganismo

Colégio da Região Metropolitana promove palestras sobre vegetarianismo

Nesta segunda-feira, dia 16 de junho, o Colégio Saint Germain, localizado em Sapucaia do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre, promoveu um ciclo de palestras e exibição de vídeos sobre vegetarianismo, para alunos de diversos níveis. A partir de uma iniciativa da professora de Biologia Ellen Augusta, que elaborou o tema Pecuária e Aquecimento Global, foi convidado o coordenador da SVB Poa - Sociedade Vegetariana Brasileira de Porto Alegre, Rafael Bán Jacobsen, que deu cinco palestras durante todo o dia. O objetivo foi despertar nos alunos do EJA - Educação para Jovens e Adultos - o questionamento frente aos hábitos alimentares do dia-a-dia, o tratamento dispensado aos animais destinados ao consumo, a bioética e, em especial, a destruição do meio ambiente, já que educandário havia proposto um projeto denominado Diversidade e Aquecimento Global. Estudantes de idades que variavam de 18 a 50 anos puderam assistir o documentário A Carne É Fraca, produzido pelo Instituto Nina Rosa, que liga a destruição de florestas e recursos naturais com a produção de carne, além de apresentar uma dolorosa verdade sobre a criação e abate de frangos e gado. Houve quem se emocionasse, e até mesmo deixasse o local. Em seguida, Jacobsen apresentava um painel sobre alimentação vegetariana, relacionando conceitos, respondendo perguntas e esclarecendo questões. "A atividade na escola foi bastante rica, sob vários aspectos. Com a exibição do vídeo e a palestra, além das atividades desenvolvidas pela professora Ellen, a grande maioria dos alunos teve seu primeiro contato com o vegetarianismo", comentou o palestrante. "Estou certo de que foi um primeiro e importante passo apresentar para tantos as vantagens da alimentação vegetariana para a saúde, a questão dos direitos animais e, é claro, o que era o foco central do projeto: o impacto de uma dieta centrada na carne sobre o meio ambiente".

Fotos: Ellen Augusta


Coordenador da SVB foi o responsável pelo ciclo de palestras na segunda-feira

Os alunos não esconderam a surpresa diante das informações trazidas pelo ministrante, e também pelo documentário, que não recebem a devida divulgação pela mídia. O resultado foi um perceptível volume de perguntas, com grande interação entre platéia e palestrante. "Foram perguntas dos mais variados tipos, mas que podem ser agrupadas em duas categorias: aquelas motivadas pelo desejo de saber mais e, talvez, mudar os hábitos, e aquelas defensivas, de quem ainda tentava salvar o hábito de comer carne com alguma possível justificativa", apontou Rafael Jacobsen.

Alunos trabalharam com o jornal Bem Estar, que trazia a matéria Uma Outra Verdade Inconveniente, sobre pecuária e aquecimento global Para a professora Ellen Augusta Valer de Freitas, o evento foi complementar a diversas questões levantadas em sala de aula. "É obrigação do profissional de Biologia, e também de outras áreas, informar que o hábito de comer carne contribui significativamente para as mudanças climáticas", explicou. Sendo ela própria vegetariana, e integrante do GAE - Grupo pela Abolição do Especismo, teve a satisfação de poder levar ao conhecimento dos estudantes uma realidade escondida atrás das propagandas e das paredes dos abatedouros. "Muitos alunos demonstraram interesse na dieta vegetariana, por compaixão aos animais, saúde e preocupação com o ambiente. Pediram receitas, cópias do vídeo para mostrar a amigos e materiais impressos. A educação-cidadã não deve ignorar fatos contundentes e convincentes, e exige a real transformação da realidade, sem promover a mera compilação de informações", conclui. * Marcio de Almeida Bueno, jornalista (Mtb 9669)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...