terça-feira, 25 de setembro de 2012

Como comer comida vegana em restaurantes vegetarianos chineses

 Adoro comida chinesa, o sabor, as texturas e principalmente o valor nutricional dos pratos veganos chineses são marcantes. E todo restaurante vegetariano chinês é barato, pelo menos todos os que eu visitei além do bom preço tem ótimo atendimento. Aqui listo algumas dicas para quem gosta da comida chinesa e é vegano.
 Pergunte ao chef ou aos donos do local quais são os pratos sem ovos, leite, queijo, mel e outros derivados de origem animal. Geralmente os donos de restaurante chinês não entendem bem o português, só o básico, então faça perguntas bem claramente ou então procure por quem fale bem a língua portuguesa, pois sempre há alguém na casa que fale nosso idioma.
 Selecione o que vai comer e não sirva-se às cegas, pergunte sempre. Depois da primeira vez, não precisa perguntar mais, pois os restaurantes chineses tem quase sempre o mesmo cardápio (que eu amo demais), mas para pratos novos é sempre bom confirmar.
 A presença de veganos nos restaurantes chineses que frequento tem estimulado a criação de pratos veganos deliciosos, como o sushi vegano, pastéis, pizzas e outros. E há muitos veganos nestes restaurantes.
 Muitos utilizam sal e molho shoyo dispostos na bancada, mas é exagero, a meu ver, pois a comida é toda preparada ao molho shoyo e por isso já é temperada. Cuide para não viciar em sal e molhos... Mas isso é opcional e cada um deve cuidar de sua saúde.
Há um preconceito muito forte com a comida chinesa, como se nos outros restaurantes não houvesse igual ou maior concentração de produtos artificiais, nocivos (aqui incluindo a carne, leite e ovos) ou que os outros restaurantes fossem mais higiênicos. A realidade é que isso é muito relativo e muito particular de cada lugar, então acenda o senso crítico quando for necessário, mas sem preconceitos.
Eu adoro ser bem atendida e visito sempre os lugares onde sou bem atendida e onde respeitam o fato de eu ser vegana, por isso vou sempre a certos lugares.
As fotos são do restaurante vegetariano Casa Oriental. Na semana que vem postarei aqui fotos do restaurante Vitalidade, que possui diversas opções veganas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...