quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Chá de hibiscus - propriedades medicinais aliadas a um doce sabor

A flor, Hibiscus sabdariffa, é a que usamos para fazer esse chá vermelho lindo.
Hibiscus é um gênero botânico, com cerca de 300 espécies, da família Malvaceae, com flores e folhas exuberantes. A planta provém da Ásia, especialmente da Índia, e da África.
Hibiscus significa Ísis (deusa egípcia), em grego.
Ganhei de presente do nosso amigo Rafael Santini.
Benefícios à saúde: (pesquisado em diversos sites)
A planta atua no aceleramento do metabolismo, além de impedir o aparecimento do diabetes de tipo 2, de reduzir a produção do colesterol, bem como de diminuir os níveis de lipídio e glicose na circulação sanguínea.
Além do mais esta substância atua como calmante, é diurético e laxante, superando os benefícios oferecidos pelo chá verde, pois tem um baixo teor de cafeína. No Ocidente ela só se tornou popular depois que os indianos passaram a enviá-la para os EUA, a Alemanha, Inglaterra e França.
Portador de antocianina, que integra o grupo dos flavonóides, sendo assim similar ao vinho, com a vantagem de não possuir álcool em sua composição, e de mucilagem, pigmentos flavonóicos, acido tartárico, málico, cítrico e hibístico, fitosteróis, como o sitosterol, campestrol, ergosterol, estigmasterol, com diversos benefícios à saúde.
Este chá atua também como antioxidante, adia o envelhecimento da pele, além de ser abundante em cálcio. Ele também é utilizado na fabricação de produtos alimentares.
É indicado para dieta de emagrecimento, espasmo gastrintestinal, cólica uterina, má digestão, gastrenterite, hipertensão, constipação intestinal, ativar a excreção da urina, infecções da pele, varizes e hemorróidas.
Ellen Augusta 

 Tem um gostinho ácido e picante, um gosto de flor, mas que lembram frutas...pode ser tomado gelado também.
Esse é meu espaço do chá...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...