quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quefir e os benefícios para a saúde!

Como é composto o quefir e quais os benefícios para a saúde?
Ciência Hoje - Vol. 37 nº222 pág. 4

O quefir (ou kefir) é uma bebida fermentada (a partir de leite, sucos de frutas, leite de soja, mel e outros líquidos) porum conjunto de microorganismos mantidos encapsulados em grãos gelatinosos com cerca de 2 cm de diâmetro ecapazes de se auto-propagar, característica que permite obter duas colheres de grãos de quefir a partir de uma, emapenas um dia de cultivo em solução açucarada.
Sua eficácia como probiótico (ingrediente alimentar microbiano vivo cujo consumo é capaz de exercer efeitos benéficos à saúde) vem sendo comprovada há séculos na medicina popular e na literatura médica em diversos países.
Entre esses efeitos destacam-se: a melhoria na digestão de açúcares e proteínas, a ação antibiótica contra um largo espectro de patógenos (incluindo coliformes fecais, estafilococos, heliobactérias, salmonelas e listérias), além do tratamento  complementar de diarréias, tumores e moléstias do trato respiratório (pneumonia, bronquite e tuberculose) e circulatório (colesterol elevado e aterosclerose). Toda essa atividade baseia-se  na produção de substâncias ativas dos mais de 50 microorganismos distintos presentes no quefir.
Esses micróbios benéficos compreendem bactérias de ácido láctico, como lactobacilos (Lactobacillus casei, L. acidophilus, L. bulgaricus), lactococos (Lactococcus lactis), leuconostocos (Leuconostoc citrovorum, L. mesenteroides, L. cremoris), acetobactérias (Acetobacter aceti, A. rasens) e estreptococos (Streptococcus thermophilus, S. lactis) - alguns encontrados também em iogurtes e leites fermentados -, além de certos fungos (Kluyveromuces sp., Saccharomyces sp, Candida kefir e Torula kefir).

Texto de José Maurício Scneeedorf (laboratório de fitofármacos, Universidade de Alfenas (MG).

O estudo do quefir é feito preferencialmente no quefir à base de leite de vaca, por razões históricas e de tradição. Mas hoje se encontra o quefir na maior parte das vezes em água mineral com açúcar mascavo, devido às dificuldades de conservação do leite, etc. Todos os lugares onde procurei o quefir, cultivavam-o em água com açúcar mascavo. Para as colônias de bactérias e fungos, o importante é a fermentação. E nós consumimos o quefir de água a alguns anos e temos notado ótimas diferenças na saúde, visíveis ou não.
 Estamos cultivando o quefir em água mineral e geléia de frutas, geléia de menta e geléia de gengibre.
Entre os benefícios que notamos estão a regularidade intestinal (a dieta vegana também ajuda nisso), diminuição da ansiedade, melhora na digestão; tomado em jejum pela manhã, dá uma sensação de alívio imediato, pois limpa o organismo. Também ajuda na questão de "gases" e "cheiros" melhorando tudo significativamente...
Quando o quefir começar a crescer, ofereça a um amigo ou a um vizinho e mostre os benefícios deste probiótico milenar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...