terça-feira, 12 de abril de 2011

Moda: use o que você tem! Sapatos veganos

 Sapatos veganos? Não, não são de outro planeta, encontramos em qualquer lugar! São sapatos isentos de pele de animais como o couro de vaca, de porco, etc. São super comuns de encontrar e mais baratos. Depende da marca, algumas marcas são caras por conta do conforto, como a Piccadilly. A marca não faz propaganda de que é vegana e provavelmente não conhece esse filão de mercado, mas o fato é que seus produtos não são de couro e sim de materiais sintéticos reciclados e super macios, característica da marca.
 Esses são sapatos da marca Beira Rio, super macios e bonitos, já gastos por dentro, do uso, mas por fora super conservados. O de bico redondo uso para noite pois tem um salto super alto.
 Esses dois são da Piccadilly, confesso que depois que experimentei, não imagino como pude viver sem esse conforto.

 O Beira Rio de salto alto...

 Os da Piccadilly super conforto...
 Melissa, já tive muitas mas vendi todas elas, novas ou nem usadas. A última que ganhei da sogra era linda, mas machucou meu pé e acabei vendendo para uma fã colecionadora de Melissas. Hoje tenho alguns chinelinhos e tamancos da Melissa.
 Sandália de brechó.
 Essa é linda, apesar de muito alta, é super confortável e dá uma boa estabilidade no pé. Garimpei no brechó Duas Mãos Quatro Patas, com ajuda do marido que as viu...
 Alpargatas, alguém conhece? De origem uruguaia (embora haja gaúcho que pensa que alpargatas é gaúcha). Esta foi comprada numa cidade de cultura italiana, na Serra Gaúcha.
 É um tipo de calçado feito em corda e tecido, super macio e diferente. Uso em várias ocasiões, para passeios, em casa, até para sair dependendo do lugar.
 A origem: Uruguai.
 Reparem como é macia, o solado é de corda.
 Esse é sintético como todos os meus sapatos, a marca está com uma grande linha de sintéticos.
Ele está a procura de um sapato social sintético, é mais difícil de encontrar por causa da combinação entre o número, forma do pé e que seja sintético... nem sempre se acha. Ao chegar em casa deixamos nossos sapatos aí embaixo. Nunca usamos sapatos em casa, evita doenças para os gatos e também para nós.
 Agora a chinelagem: esse é o de usar dentro de casa.
 Esse é o de usar na rua, para meus trabalhos na rua. Está secando, pois acabei de lavar.


Enfim, é fácil usar calçados veganos, basta procurar, perguntar aos vendedores. Muitos vendedores, sem nenhuma prática de saber vender, já vão logo mentindo que o material é de couro, ou nem te dão atenção e vão lá pegar os de couro, pois na cabeça deles todas as pessoas só querem esse material. Mas a realidade está mudando.
Reconheça o calçado de couro: cheiro de curtume, ou seja, carne morta misturada com produtos fortes para conservar o couro. Nas costuras internas se vê as ranhuras, pelinhos da pele de vaca/ou de outro animal. Quando é um sapato usado, no caso do brechó, pode queimar um pedacinho interno, se não queimar é couro. Se queimar é sintético, mas com a prática você não precisa mais fazer essas esquisitices...
Hoje os sapatos sintéticos tendem a imitar o couro por isso possuem até as imperfeições da pele animal, mas confirme sempre com o vendedor e se ele não souber, troque de loja.
Você pode dar uma lida na caixa do produto, pode escrever para as marcas, não se acanhe: se você se preocupa com isso, é um consumidor consciente.
Vá treinando, não é chato, ao contrário, é um prazer fazer algo para você e para os animais. Investir em uma peça consciente é investir em si mesmo além do físico, além das pseudo tendências que insistem em nos enfiar pela boca.
Já tive calçados muito mais bonitos, ou mais feios, mas os que tenho hoje são os melhores pois foram escolhas conscientes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...